menu
6as Jornadas do GRESP

Mensagem de boas-vindas

Rui Costa<br>Coordenador do GRESPRui Costa
Coordenador do GRESP

Estimados participantes,

As 6as Jornadas do GRESP subordinadas ao tema “MotivAR, Estruturar, OrganizAR” decorrerão de 15 a 16 de outubro de 2020, no centro de congressos do Porto Palácio no Porto.

Na qualidade de Coordenador do GRESP, quero dar as boas-vindas a todos quantos nos quiserem acompanhar neste evento científico e de convívio interpares, esperando que seja do agrado de todos e vá ao encontro das expectativas e necessidades formativas no panorama das doenças respiratórias no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários.

A escolha do lema “MotivAR, EstruturAR, OrganizAR” está relacionada com o facto de serem aspectos essenciais a ter em conta, num plano de prestação integrada de cuidados de saúde respiratórios. É nosso interesse estabelecer compromissos, estimular e aprofundar a cooperação interprofissional e o trabalho em equipa na área respiratória. Entendemos que o compromisso interprofissional coordenado pelo Médico de Família na organização de uma consulta estruturada em doenças respiratórias nos Cuidados de Saúde Primários será um passo decisivo, necessário e determinante para se alcançar mais e melhor saúde respiratória da população portuguesa.

Estas Jornadas pretendem ser um fórum de discussão e actualização científica de temas actuais, pertinentes e de utilidade para a prática clínica diária, no âmbito dos cuidados de saúde primários. Também, pretendem ser uma oportunidade para propiciar o contacto, o encontro e a comunicação, com debate e partilha de conhecimentos, experiências, ideias e projectos entre profissionais de cuidados de saúde primários.

A Comissão organizadora empenhou-se na elaboração dum aliciante, actual e diversificado programa científico destas Jornadas de forma a satisfazer e corresponder às melhores expectativas e necessidades de todos os participantes. Contamos com a participação de médicos de MGF, médicos de outros grupos de doenças respiratórias, nomeadamente de Espanha, médicos de outras especialidades, e prestigiados médicos de renome internacional, para que seja uma experiência enriquecedora. Assim, gostaríamos de destacar os principais temas como, a tosse crónica, as doenças respiratórias na criança, como a bronquiolite, a sibilância e a asma, as infecções respiratórias, as resistências e os antibióticos, a asma e o desporto, a reabilitação respiratória e o cigarro electrónico. Teremos a inovadora sessão Respirar@Pneumologia, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, acerca do esclarecimento de dúvidas colocadas pelos participantes na área respiratória. Mantemos as sessões resumo criadas com sucesso nas 5as Jornadas com o intuído de fazer uma rápida revisão com a visão dos aspectos clínicos mais relevantes apresentadas durante as sessões do dia. Teremos quatro simpósios e três sessões de comunicações livres, subordinadas aos temas de investigação e protocolo, casos clínicos, qualidade e revisão baseada na evidência, sujeitas a atribuição de prémio para as três melhores comunicações.

Iremos continuar a ter as carismáticas oficinas monotemáticas, as quais são já um marco formativo importante do GRESP. Vamos ter as seguintes 10 oficinas temáticas a decorrerem ao longo de todas as jornadas: Tratamento de doenças infeciosas agudas das vias aéreas; SAOS e cuidados respiratórios domiciliários; reabilitação respiratória; Asma: actualizações no diagnóstico e tratamento; Espirometria; Rinossinusite; Imagiologia em doenças respiratórias; Cessação tabágica e Dispositivos inalatórios. 

Agradecemos a indispensável presença e o relevante apoio da Indústria Farmacêutica.

Contamos com a presença e a melhor colaboração de todos.

 

Um abraço, com amizade,

Rui P. Costa
Coordenador do GRESP

keyboard_arrow_left Voltar